Bem, como já o tinha feito a algum tempo atrás no meu Fedora 7, inclusive postando um How to ( que se me lembro bem funcionava ok ) no meu Blog, http://rweu.blogspot.com/ ,
achei então, que seria mole fazê-lo no 9, me enganei.!!
Então vamos lá:
Após instalação fiz:
# yum install make automake autoconf gcc-kernel-devel
Na seqüência, recompilei drivers para ajustar kernel assim:
# cd /etc
# /etc/init.d/vboxdrv setup
depois inseri o virtualbox no user group e obviamente fiz as configurações propriamente ditas que penso adequadas, mas aparece o seguinte erro:
VirtualBox kernel driver not installed. The vboxdrv kernel module was either not loaded or /dev/vboxdrv was not created for some reason. Re-setup the kernel module by executing '/etc/init.d/vboxdrv setup' as root.
VBox status code: -1908 (VERR_VM_DRIVER_NOT_INSTALLED).
Código de Resultado:
0x80004005
Componente:
Console
Interface:
IConsole {d5a1cbda-f5d7-4824-9afe-d640c94c7dcf}
Rodei novamente como pedido acima como root, e falhou, vejam:
[RWagner@localhost Área de Trabalho]$ su -
Senha:
[root@localhost ~]# cd /etc
[root@localhost etc]# /etc/init.d/vboxdrv setup
Stopping VirtualBox kernel module [ OK ]
Recompiling VirtualBox kernel module [FALHOU]
(Look at /var/log/vbox-install.log to find out what went wrong)
[root@localhost etc]#
O que fazer???, alguém pode me ajudar?? _________________
RWagner
“...Não há vento favorável para aquele que não sabe onde ir...!!! “
Seneca
Editado pela última vez por rweu em Dom Ago 31, 2008 2:39 pm, num total de 1 vez
Enviada: Dom Ago 31, 2008 7:50 am Assunto:
Bem Marcelo,
Instalei kernel-devel e headers, fiz o chmod e a parada continua na mesma.
[root@localhost ~]# chmod 777 /dev/vboxdrv
chmod: impossível acessar `/dev/vboxdrv': Arquivo ou diretório não encontrado
OBS: O /dev/vboxdrv existe mas tá vazio
Estou tentando desinstalar e instalar de novo, porém se mando desinstalar diz que não existe, se tento instalar novamente diz que já está instalado,.... loucura!?... veja:
[root@localhost ~]# yum remove virtualbox
Plugins carregados: refresh-packagekit
Configurando o Processo de Remoção
Nenhuma correspondência para o argumento: virtualbox
Nenhum pacote marcado para remoção
[root@localhost ~]# yum install -y virtualbox
Plugins carregados: refresh-packagekit
Configurando o Processo de Instalação
Analisando argumentos da instalação de pacotes
Nenhum pacote virtualbox disponível.
Nada a ser feito
Tentei também com os comandos rpm , e rm e também não obtive sucesso, mais alguma orientação!??? quero desinstalar e instalar de novo e pegar a parada do começo. _________________
RWagner
Seneca
Registrado em: Aug 21, 2006 Mensagens: 468 Localização: Rio Grande do Sul
Enviada: Dom Ago 31, 2008 11:25 am Assunto:
da um "rpm -qa | grep virtualbox" e cola o resultado aqui a instalação que vc fez foi por rpm ou por binario?
Pois quando instalei baixei do link acima rpm -ivh virtualbox... quando iniciava ele dava um erro assim igual ao informado por vc
VirtualBox kernel driver not installed. The vboxdrv kernel module was either not loaded or /dev/vboxdrv was not created for some reason. Re-setup the kernel module by executing '/etc/init.d/vboxdrv setup' as root.
VBox status code: -1908 (VERR_VM_DRIVER_NOT_INSTALLED
Bastou dar permissão no diretorio /dev/vboxdrv e tudo funcionou blz e tb coloquei o meu usuario no grupo criado pelo virtualbox na instalação
Enviada: Dom Ago 31, 2008 11:43 am Assunto:
Bem meu caro,
A resposta ao comando rpm -qa | grep virtualbox... é vazio, isso mesmo, não vem n-a-d-a, nadica de nada,
Eu baixei o virtual box em rpm lá no site http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads conforme mencionei .
Segue a versão baixada:
VirtualBox-1.6.4_33808_fedora9-1.i586.rpm.
Lá mesmo no site tem uma outra versão algo como virtualbox-ose, será que essa vai bem?? minha dúvida mais cruel agora seria porque não consigo funfar e ao mesmo tempo tambem não consigo desinstalar e voltar a instalar.....vai entender!!??
Pra voce ter uma idéia, eu tenho o Ubuntu 8.04 aqui tambem e ele já trás o virtualbox nos repos dele, foi só rodar o apt-get e a parada se instalou legal, só que o virtualbox dele é o tal ose que eu citei., instalei tres distros nele para teste e todas estão ok.!!
Grato _________________
RWagner
Seneca
Parece que o erro que estava causando o fato de eu não estar conseguindo desinstalar, era o nome do arquivo, apesar do label do pacote baixado ter vindo como i586, ao comandar instalação ele obviamente se instalou corretamente como i386, vai entender, ou será que eu tô ficando doido!??
Acho que não, acabei de conferir no site do Virtualbox, o label é:
VirtualBox-1.6.4_33808_fedora9-1.i586.rpm e ao se instalar ele fica como:
VirtualBox-1.6.4_33808_fedora9-1.i386
agora consegui desinstalar o carinha.!!! caraca.!!
Vou baixar o outro arquivo que te falei (virtualbox-ose ) e ver a " M " que vai dar, posto o result dentro em breve. _________________
RWagner
Seneca